quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Você é o que você come - 3° capítulo

Ponto de vista do Jason:


Eu andei até o meu locker e peguei minha bolsa de ginástica. Está um dia lindo lá fora, nós provavelmente vamos jogar futebol. Fui até o vestiário e troquei de roupa. 


"McCann! Pegue a bola de futebol!" O treinador gritou da porta enquando todos estavam saindo. 


Assenti e andei até a sala de equipamentos pra pegar a bola. Antes de sair, enchi minha garrafinha d'água. Vou correr por 90 minutos lá fora e não quero esperar na fila com um monte de marmanjo suado pra beber a água do bebedouro. 


O jogo começou com a gente sendo dividido em dois times. Eu estava sempre no campo, já que a maioria das meninas do meu time não queriam se levantar ou se movimentar. Elas só estão nessa aula por duas razões. Primeira: elas eram obrigadas. Segunda: Por minha causa. Agora eu acho normal meninas me segundo o tempo inteiro. É assim desde o 1° ano. 


Do outro lado do campo estava o garoto que eu mais odiava e que eu mais brigava na escola. Eu conheço o JP, simplificação do nome John Paul, desde o 1° ano. Ele me odeia porque as garotas me amam. Ele é do meu tamanho, malha, tem o cabelo loiro, olhos azuis, não é do tipo que as garotas chamariam de feio. 


"Pronto pra perder, McCann?" Ele perguntou rindo de mim.


"Você vai ser o único perdedor aqui." Olhei-o com os olhos cerrados. 


"Veremos." Ele disse e veio correndo até onde eu estava, tentando tirar a bola dos meus pés. 


Desviei do seu chute. O que eu não consegui desviar foi do punho dele que acertou meu olho logo em seguida. Ele me pegou desprevinido e eu caí pra trás. Levantei-me e corri até ele, acertei um soco em cheio em sua boca. Eu estava prestes a dar outro soco quando o treinador nos mandou parar e os meninos nos cercaram, separando-nos. 


"Vá se fuder!" Nós gritamos juntos.


"Você me acertou primeiro, seu desgraçado!" eu gritei.


"Deixe de ser convencido, seu filho da puta!" ele gritou.


"Diretoria! Os dois! E vocês, os segurem e não deixem eles se baterem." O treinador apontou pros dois maiores garotos que estavam no campo. Eu tentei puxar meu braço, que um garoto estava segurando atrás das minhas costas. 


Meu olho começou a queimar. Eu sei que um roxo estava se formando. Olhei o JP e vi que sua boca estava sangrando. Sorri. Eu sei que provavelmente eu não pareço tão gostoso agora com esse olho roxo. Ele acertou meu olho direito. Toquei aonde ardia e me encolhi com a dor. Olhei-o de novo e o vi sorrindo com sua mandíbula possivelmente quebrada. Puxei meu braço, pronto para socá-lo de novo. Alguém segurou minha mão. O treinador.


"Sem briga. Eu não vou repetir, Jason." 


Assenti e puxei minhas mãos de volta, colocando-as do lado do meu corpo. Andei até a minha garrafa d'água. Ouvi os gritos das meninas quando elas viram o meu rosto. Bebi um pouco da água e atravessei a porta, entrando na escola. 


Diretoria de novo, eu devo ter quebrado algum recorde. Estive aqui todos os dias durante os dois últimos meses. Tanto pra detenção, como discutir em sala de aula ou por briga. No meio do caminho vi Vanessa. Ela tinha um prato de cookies em suas mãos. Provavelmente, tinha acabado de sair da aula de culinária. A professora sempre fazia com que o aluno que terminasse primeiro, trouxesse cookies para a diretora e outros professores. 


Ela olhou pra mim e seus olhos se arregalaram. Ela estava quase me perguntando sobre isso quando viu o JP e outros dois garotos parados atrás de nós. Ela fechou a boca e continuou a andar. 


"Oi. Pra quem são?" JP andou até ela.


"Diretora." Ela respondeu e me olhou de novo.


Ignorei-a e continuei andando. A caminhada até lá parecia mais longa do que eu lembrava. JP estava irremediavelmente flertando com alguém que, obviamente, não estava interessado. Ela caminhou em direção a mesa da secretária, enquanto nós fomos direto pra sala da diretora. Antes de entrarmos, eu peguei JP olhando-a. Isso de alguma forma me irritou um pouco, o jeito que ele olhava pra ela.


Abri a porta pra entrar e JP entrou na minha frente e sentou na MINHA cadeira. 


"Saia daí AGORA!" Rosnei pra ele. 


"Não. Senta na outra." Ele disse apontando pra cadeira do lado dele. 


"Essa é a minha cadeira. Saia por boa vontade ou eu vou te obrigar a isso." Eu disse chegando mais perto dele e vi os dois garotos atrás da gente darem um passo á frente. Parei quando a diretora entrou. 


"Quantas vezes eu devo dizer que essa é a minha sala e que vocês têm que bater na porta antes de entrar?" 


"Culpa dele." JP disse apontando pra mim.


"Pelo menos não fui eu que comecei a briga." Respondi sem olhá-lo.


"Pelo menos eu não sou um putinho convencido que deixa todo mundo com raiva." 


"Pelo menos não sou eu que penso que sou gostoso e odeio o verdadeiro garoto sexy da escola por ser melhor que eu." 


"Pelo menos não sou eu que me acho quando na verdade sou uma merda." 


"Pelo menos-" 


"CHEGA!" A diretora bateu com a mão na mesa. 


"É a mesma coisa toda semana! Por que vocês não podem se dar bem?" Ela perguntou desesperada. 


"Pergunte ao depravado." Eu disse sem olhá-lo. 


"Pergunte ao merdinha." Ele respondeu. 


"Chega." Ela disse e esfregou os olhos. 


Ouvi uma batida na porta. 


"Jason, abra a porta." ela disse.


"Não. Sua sala, você abre." 


"JP, a porta. Agora." 


Ele levantou e abriu a porta.


"Oi, meu nome é Vanessa. Eu trouxe cookies?!" Ela disse hesitante. 


"Sim, entre. Junte-se a nós." 


Vanessa entrou devagar. Quando passou por mim, senti aquele cheiro de novo. Aquela essência suave. Me acalmei um pouco. 


"Jason, pegue uma cadeira pra ela." Na mesma hora eu levantei. 


Peguei uma cadeira e coloquei do meu lado, longe do JP. 


"Você sabe... Tem um espaço no meio. Por que você vai excluir ela do grupo?" 


"Por que a sua mãe não processou o médico pela tentativa falhada do seu aborto?" Eu o respondi gritando. 


"O QUÊ?" Ele levantou.


"Sente-se agora! Vanessa, sente-se no meio dos dois para empedi-los de chagarem mais perto e se socarem novamente, por favor." 


"Claro." Ela disse e moveu a cadeira enquanto nós chegavamos pro lado para dar-lhe mais espaço.


"Algum de vocês encostem uma mão nela e vão ser expulsos e mandados pra delegacia imediatamente. Entederam?" 


"Uma vez aqui, voltará sempre." Eu disse piscando pra Vanessa e mordendo meu lábio inferior. 


"Jason. Sem brincadeiras." A diretora disse olhando pra mim seriamente.


"Desculpa." Eu disse pra Vanessa por tê-la envolvido nas minhas brincadeiras. 


"Como eu estava dizendo,  se atingirem a Vanessa pra socar uns aos outros vão ser expulsos e mandados pra delegacia na mesma hora, entenderam?" 


"Sim." JP e eu respondemos. 


"Agora que estamos todos aqui, alguém quer um cookie?" Ela disse e empurrou o prato na nossa direção. Ninguém pegou. Silêncio estranho.


"Certo, quantas vezes vocês já vieram aqui por causa de briga?" Ela perguntou com o dedo no queixo. 


"Eu não sei. Pensei que você tivesse um registro em algum lugar?!"


"Eu tenho. Jason, você quebrou um novo recorde por ser enviado aqui mais vezes." Ela disse.


"O que eu ganho?" Perguntei sorrindo. 


"Você deveria ser expulso agora, mas já que as suas notas estão altas, o governo acha um desperdício colocá-lo na prisão ou alguma coisa parecida."


"Sorte minha." Eu disse sarcasticamente de volta.


JP tossiu e disse "Nerd" claro o bastante pra ser ouvido. 


"O que foi isso? A empresa de camisinhas enviou pro seu pai uma carta de desculpa por seu produto ter falhado?" Eu disse cerrando os meus pulsos lembrando da parte de ser expulso ou preso e então relaxei.


JP apenas me encarou. 


"Vanessa, eu não vou colocar sua detenção na sua ficha já que você tem uma limpa. Mas com uma condição." 


"Sim?" Ela perguntou.


"Tome conta do Jason. Eu vou arrumar seu horário em torno disso. Mantenha ele longe da minha sala e sua detenção não vai entrar em seu arquivo escolar." 


"Sim senhora." Ela respondeu sorrindo.


"Isso é por um mês inteiro. Acha que pode fazer isso?" 


"Estou pronta pra tentar." Ela sorriu de novo. 


"Ótimo. Isso é o que eu queria ouvir. Você começa amanhã. Agora, peguem um cookie e saiam." Ela disse pro JP e pra mim. 


"Jason, você acha que eu vou te ver no próximo tempo? Se sim, fique aqui e salve seu professor do problema de precisar te mandar aqui novamente." Eu ri com isso.


"Não, é um tempo livre. Eu não quero desperdiçar ele com você." 


"Ah é! Eu ainda não puni vocês por essa briguinha, puni? Bem, vou ser breve. Jason, você vai pra qualquer aula com a Vanessa e tem que ficar com ela. JP, limpe os corredores, salas, banheiros ou você pode pegar o lixo, cortar a grama ao ar livre e se juntar a mim por 3 meses durante o almoço depois da escola." Minha punição foi bem melhor do que a dele. Ah, como a vingança é doce! 


Abri um grande sorriso. Olhei pro JP e o vi engolindo em seco.


"Idiota. Vamos." Eu disse e sai. 


"Jason, detenção depois da escola. Não se enqueça!"


"Vou estar aqui. Não se esqueça de pegar o meu skate!" Gritei de volta. 

5 comentários: